Campo da Santa Cruz recebe ação de combate ao mosquito da dengue nesta sexta-feira em Macaíba
- da Redação
- 6 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
No sentido de diminuir ainda mais os casos de doenças transmitidas pelo Aedes Eagypti em Macaíba, a Secretaria de Saúde do município está intensificando o combate ao mosquito com o projeto "Sexta sem Aedes". Nesta sexta-feira (07), a ação acontece no Campo da Santa Cruz, no centro da cidade.

Segundo a Secretaria, os agentes de saúde visitam as residências e locais onde possam ocorrer possíveis focos do mosquito. Além disso, também é feito o trabalho de conscientização dos moradores sobre como combater ao Aedes Eagypti. As ações, em consonância com a proposta "Sexta Sem Mosquito" do Governo Federal, começaram no início de fevereiro.
Os agentes da Secretaria Municipal de Saúde já percorreram o Cemitério Público, o distrito de Cajazeiras e o Loteamento Esperança no combate aos possíveis focos do mosquito. Para levar a ação até o seu bairro, os moradores devem entrar em contato com a secretaria e informar sobre possíveis focos ou casos das doenças transmitidas pelo mosquito no seu bairro. SEXTA SEM MOSQUITO O mutirão está sendo realizado em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a proliferação do mosquito. A ideia é que todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte. Desde a identificação do vírus Zika no Brasil e a associação com os casos de malformações neurológicas, no segundo semestre de 2015, o governo federal tem tratado o tema como prioridade. Por isso, no final do ano passado, foi criada a Sala Nacional de Coordenação e Controle, além de 27 Salas Estaduais e cerca de 1,9 mil Salas Municipais, com o objetivo de gerenciar e monitorar as iniciativas de mobilização e combate ao vetor, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A Sala Nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com a presença dos integrantes de nove pastas federais. Cabe a esse grupo definir diretrizes para intensificar a mobilização e o combate ao mosquito Aedes aegypti em todo território nacional, além de consolidar e divulgar informações sobre as ações e os resultados obtidos. Também faz parte das diretrizes, coordenar as ações dos órgãos federais, como a disponibilização de recursos humanos, insumos, equipamentos e apoio técnico e logístico, em articulação com órgãos estaduais, distritais, municipais e entes privados envolvidos. SIGA O SOLAR
_________________________
*Textos, fotos, entrevistas, artes e vídeos do Portal O Solar estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não copie ou reproduza o conteúdo do jornal em qualquer blog ou outro meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Portal O Solar. As regras têm como objetivo proteger o investimento que nós fazemos na qualidade do nosso jornalismo. Se quiser compartilhar a notícia para uso privado, por favor utilize o link. Obrigado.
Comments