CREAS de Macaíba realiza exposição artística. Veja as fotos:
- por Raphael Luiz
- 14 de dez de 2016
- 2 min de leitura

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Macaíba realizou, nesta terça-feira (14), a exposição "Um Novo Olhar". Diversas fotografias, quadros, esculturas e mosaicos criados pelos adolescentes da instituição fizeram parte da exposição.
Segundo Joabson Marlos, orientador social e arte educador da instituição, o projeto surgiu da ideia em apresentar Macaíba através do olhar dos adolescentes do CREAS. "A gente quis trazer esse olhar diferente sobre Macaíba. Através do olhar dos adolescentes, pessoas que foram esquecidas. E com isso trazer outras pessoas a conhecerem Macaíba. E isso acabou trazendo não só a fotografia, trouxe outros projetos como trabalho com argila, o Rap com Carlinhos e é um cortejo que vai envolvendo tudo. O Projeto veio para trazer isso. É o olhar deles", afirmou Joabson.
Todas as obras apresentadas durante a exposição foram produzidos pelos adolescentes em fase de ressocialização e acompanhados pelos profissionais do CREAS. "Eles que produzem as obras. A gente traz um pouco do conceito básico, o que significa, um pouco da história, eles vão desenvolvendo e a gente vai só coordenando eles para ficar um trabalho bem apresentável", disse Joabson.
Destaque na exposição, os trabalhos fotográficos realizados pelos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas aconteceram em duas etapas. Primeiro os adolescentes foram incentivados a registrarem os pontos turísticos de Macaíba. O Solar Ferreiro Torto, o Poço do Eco e as praças do centro da cidade são apresentados pela perspectiva dos adolescentes. Na segunda parte, o trabalho retrata o cotidiano e a sociedade macaibense. Vejas algumas das fotos:
"O projeto 'Um Novo Olhar' e 'Um Mosaico de Possibilidades' são projetos e ações que representam iniciativas bem sucedidas de proteção aos direitos humanos de adolescentes incursos em ato infracional e seus familiares, executadas em Macaíba. Vivenciadas pela entidade social CREAS e agentes governamentais na execução de Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA)" relatou Joabson.
Além de fotografias e esculturas, os trabalhos da exposição "Mosaico de Possibilidades", sob a orientação de Aldo Rodrigues, também mostram a grande dedicação dos adolescentes. A técnica de trabalho em mosaico é milenar e consiste na colocação de pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito sobre uma superfície. Veja:
O público presente na exposição aprovou a iniciativa. "O meu filho melhorou bastante desde que entrou aqui, ele e o irmão dele. Espero que melhore ainda mais", disse a mãe de um dos adolescentes. "Eu entendo que esses pequenos detalhes são muito importantes na vida desses meninos e meninas", afirmou Luana Barbosa, psicóloga da Fundação OIKOS de Macaíba.
Comentários